Todo homem quando atinge a maioridade, começa a lutar contra um inimigo feroz todos os dias de sua vida: a calvície. No meio dessa batalha, ele acaba se deparando com diversos “gurus” e receitas milagrosas para combater a queda de cabelo.
Mas, afinal, o que é verdade e o que realmente funciona contra os efeitos da calvície?
Separamos alguns mitos e verdades sobre esse assunto, confira.
O que é a calvície?
A calvície é uma doença hereditária que afeta 50% dos homens de todo o mundo, problema diretamente ligado aos hormônios produzidos pelo corpo humano.
Os sintomas ocorrem de maneira lenta e gradual, começando pela parte frontal da nossa cabeça, onde os fios vão ficando cada vez mais finos e ralos, até caírem e, por fim, atrofiar os folículos capilares de uma vez por todas.
Conforme a idade avança, os efeitos da calvície são cada vez mais fortes, lembrando que esse efeito não afeta as laterais da cabeça, pois essa região não é afetada pelo DHT, substância responsável pelo problema.
Então, fique atento, queda de cabelo nas laterais e na parte inferior da sua cabeça pode ser o indício de uma doença de pele diferente, consulte um dermatologista para descobrir do que se trata.
Calvície tem cura?
Não. Muitas empresas e websites dizem ter encontrado a fórmula mágica contra a calvície, mas não tem como reverter o processo depois que o folículo piloso está completamente atrofiado. Pelo menos, ainda não inventaram a cura.
No entanto, existem duas maneiras de tratar a calvície, uma delas é a intervenção cirúrgica e a outra é o tratamento correto do cabelo para que você consiga retardar os efeitos da calvície ou até anular por completo.
O tratamento que você vai escolher vai depender do quanto a calvície já afetou o seu couro cabeludo.
Tratamento cirúrgico
O tratamento com implante capilar é feito com anestesia local e os fios são recolocados na parte afetada pela calvície. Depois do procedimento, eles tendem a crescer novamente. Essa cirurgia pode ser um pouco cara, com um custo que gira em torno de R$ 10 mil a R$ 20 mil reais.
Na maioria das vezes, o próprio cabelo do doador serve para fazer o implante, mas se essa for a opção, um tratamento deve ser feito na parte saudável, para evitar a queda nessa região após a cirurgia.
Tratamento com medicamentos
Existem alguns tratamentos com finasterida, que devem ser recomendados por um dermatologista para que possam ser usados. O medicamento possui baixo custo e pode ser encontrado em diversas farmácias de manipulação, trazendo bons resultados.
Substâncias que estimulam a vascularização e, consequentemente, a circulação sanguínea no couro cabeludo, também ajudam e combatem a miniaturização dos folículos capilares, retardando os efeitos da calvície.
Você também pode optar por produtos naturais que estimulam o crescimento e desenvolvimento dos folículos capilares, como o Tônico de Crescimento da Barba Brasil, que no geral é usado para crescer os fios da barba.
Porém, também pode ser usado para retardar os efeitos da calvície, estimulando os fios a se desenvolverem e se manterem saudáveis por muito mais tempo.
O tônico é 100% natural e fabricado sem testes em animais, portanto não precisa de receita médica para ser utilizado.
O que está esperando? Adquira já o seu tônico de crescimento de barba clicando aqui.