Você curte uma cervejinha gelada no final de semana? Nós barbudos precisamos ingerir muito líquido para manter a nossa barba cada vez mais saudável, não é mesmo?
Brincadeiras a parte, no Brasil é comum as pessoas terem provado apenas 1 ou 2 tipos de cerveja na vida, as mais comuns são a pilsen e a preta, mas existem vários outros tipos. Em suma, as cervejas são fabricadas com base em lúpulos de amargor e lúpulos de aroma.
Cada combinação de proporções entre os lúpulos de amargor e lúpulos de aroma é capaz de gerar um sabor completamente diferente e é sobre alguns tipos que iremos falar hoje.
Cerveja Lager
Surgiu em XVI, essa cerveja era cultivada durante o período do inverno, pois nos tempos quentes ela azedava e ficava com um péssimo sabor.
A cerveja Lager é uma cerveja menos amarga, pois a sua quantidade de lúpulo de amargor é menor que a grande maioria das cervejas. Ela também possui uma maior quantidade de gás, portanto é mais refrescantes e pouco frutadas.
Esse tipo de cerveja fica guardada e armazenada por bastante tempo, pois o seu tempo de maturação é por volta de 8 semanas.
Cerveja Bock
A cerveja bock é uma cerveja bem clássica na Alemanha. Ela possui um aroma forte oriundo do malte, coloração escura e um sabor bastante agradável.
Se você gosta de cervejas que são pouco amargas e mais aromáticas, essa cerveja é uma boa opção para você experimentar.
Essa cerveja é um pouco difícil de se encontrar aqui no Brasil, mas em algumas cervejarias um pouco mais especializadas é possível achá-la a um preço bem acessível.
Cerveja Ale
Na verdade, a cerveja ale é um categoria que engloba outras cervejas que também são ale, sua característica principal é a alta fermentação.
Sua cor é mais escura, o teor alcoólico e o aroma variável. Sua fermentação dura um curto período de tempo, porém acontece em uma temperatura relativamente alta entre 15º a 28º, em apenas 3 dias de fermentação.
Esse processo de fermentação é muito interessante pois realça os sabores mais complexos da cerveja, principalmente os frutados e lupulados. Esses fatores podem variar de uma marca para outra.
Cerveja Pale Ale
A cerveja Pale Ale é um subconjunto das cervejas Ale. Sua cor é clara e sua tradução significa “cerveja pálida”, apesar que você pode encontrar esse tipo de cerveja no mercado com uma coloração mais voltada para a cor dourada.
Essa cerveja possui um nível de amargor que varia do médio para o alto, mas com uma certa versatilidade entre esses dois níveis.
Seu sabor pode lembrar um pouco o caramelo, devido a sua textura espumosa causada pela fermentação.
Existem basicamente 3 tipos de Pale Ale: India Pale Ale, American Pale Ale e English Pale Ale.
Cerveja Weissbier
Cerveja Weissbier, ou só Weiss, é uma cerveja criada através da fermentação do trigo mais malte, cevada, lúpulo e levedura. Essa cerveja tem um teor alcoólico entre 5% e 6%.
A Weiss surgiu no sul da Alemanha e é consumida até hoje por lá. Sua cor é mais clara, tanto é que seu nome deriva da palavra branco.
É possível encontrá-la no mercado por um preço em torno de R$ 80,00.
Cerveja Pilsen
Provavelmente, depois de conhecer um pouco sobre esses tipos de cerveja, você certamente ficou curioso para saber mais a respeito da nossa cerveja mais comum, a Pilsen.
A cerveja Pilsen é a mais consumida no mundo, originalmente era uma cerveja Lager, que foi criada na República Tcheca, porém com o tempo surgiram variações e essa acabou se tornando uma categoria única, mas que ainda é uma Lager.
Sua principal característica é um amargor muito maior do que as outras Lager e a sua espuma cremosa é branca.
E agora, qual dessas cervejas te deixou mais curioso e qual delas você vai experimentar primeiro?