Sua barba é longa, seca ou espetada? Ou talvez você começou a deixar a barba crescer, mas a coceira insuportável está fazendo você pensar em raspar tudo?

Não importa o quão desleixado você seja, todo homem precisa no mínimo hidratar os pelos da barba regularmente.

Se não fizer isso, você terá a sensação de ter cravos crescendo no rosto e pelos secos vão aparecer de todas as maneiras possíveis.

O balm de barba oferecem a solução perfeita para isso, além de ajudar a tratar uma barba espetada, prevenir a caspa e hidratar sua pele.

Hidratar a barba

Mas, você só consegue aproveitar ao máximo esse produto, se usá-lo de forma correta. Pensando nisso, escrevemos para você um guia que descreve passo a passo como utilizá-lo.

O que é balm de barba e seus benefícios

Como exatamente uma bisnaga com gel deixa sua barba mais saudável?

Nossa pele produz óleos naturais, chamados de sebos, para mantê-la naturalmente hidratada. Quando sua pele produz muito sebo, você desenvolve acne e pele oleosa e todos já passamos por isso na adolescência.

Mas quando você tem barba seus pelos ajudam a reter um pouco de sebo, fazendo com que a pele ao redor fique seca, com coceira e flacidez. Então, suas glândulas sebáceas precisam de ajuda para evitar que sua pele fique ressecada. 

É onde o balm de barba pode te ajudar e nós aqui do Barba Brasil fabricamos o nosso a base de água com componentes naturais:

  • Extrato de chá verde: previne o envelhecimento, tem ação antioxidante, é rico em tanino (regula as peles oleosas), atua no condicionamento e na hidratação, além de ser estimulante, emoliente, umectante e tônico.
  • Extrato de hamamelis: é uma planta que tem ação anti-idade, adstringente, tonificante, combate a oleosidade, ajuda na reparação, é refrescante e trata caspas.
  • Extrato de hortelã: proporciona limpeza, frescor e condicionamento, além de ser um excelente antisséptico e adstringente, ajudando a reduzir/esconder cheiros indesejáveis.
  • Broto de bambu: hidratante, emoliente, restaurador, remineralizante e condicionador. Tem ação contra o envelhecimento precoce dos tecidos. Restaura a estrutura dos fios e melhora a textura e o volume da barba.

 Desta forma, ele reabastece a pele, permitindo que você desenvolva sua barba o quanto quiser sem efeitos colaterais irritantes.

Qual tipo de balm você precisa comprar

O tipo de bálsamo que você escolher dependerá da quantidade de carga que você deseja, do perfume que preferir e do quanto está disposto a gastar.

O balm de barba da Barba Brasil foi avaliado pelos consumidores como um dos principais produtos do mercado.

É um verdadeiro polivalente, com um leve, agradável e suave aroma de lenha amadeirada e fresca. Sem mencionar que é uma opção segura para todos os tipos e comprimentos de barba. 

A maioria dos outros balms não possuem a função de modelagem e sua composição se assemelha a uma pasta. Porém, a fórmula Barba Brasil possui um gel que dá consistência ao produto, amaciando, hidratando e sendo pioneiro em modelar os fios sem endurecer a barba.

Ele também refresca a pele, evita coceiras e faz a hidratação da pele facial, tanto para barba longas ou se você começou a deixar a barba crescer.

Balm X óleo de barba

Você já deve ter ouvido falar do óleo de barba, mas você sabe qual a diferença?

Eles são essencialmente parecidos, exceto pelo fato dos balms terem sua composição a base de água. Além disso, o óleo não oferece a capacidade de modelar os pelos.

Porém, é possível usar os dois ao mesmo tempo. Se você fizer isso, aplique o balm modelador antes do óleo.

O que usar: pente ou escova?

Usar o pente ou escova na barba é uma dúvida comum entre os homens. Porém, isso depende principalmente do comprimento da sua barba.

As escovas são recomendadas para desembaraçar barbas mais longas, enquanto os pentes fazem o truque para suavizar as barbas mais curtas. Também pode ser usada uma combinação dos dois, visto que eles ajudam a espalhar uniformemente o balm modelador ou óleo que você aplicou, além de fazer uma leve massagem no seu rosto.

Pente de barba

Os pentes podem ser de um dos três materiais:

  • plástico: são os mais baratos, mas também podem criar estática espetando os pelos e deixando sua barba um pouco crespa.
  • metal: são um pouco melhores, mais duráveis e resistentes à água, porém são mais rígidos e sem flexibilidade, o que pode machucar barba crespas.
  • madeira: normalmente são os melhores pela flexibilidade das cerdas, livres de estática e o nosso é resistentes à água..

Se você quiser entender mais detalhes, leia o artigo Por que usar um pente de barba e como escolher um.

Um espelho

Este item parece um pouco óbvio, mas você não deve tentar modelar sua barba sem um.

Espelho

É melhor usar um espelho do banheiro, mas isso não impede que muitos usem o espelho retrovisor de seu carro no caminho para o trabalho na maior parte do tempo.

Como usar o balm modelador de barba, passo a passo

  1. Limpe sua barba.

Lave sua barba com um shampoo de barba todos os dias durante o banho. Além disso, enxague a barba com água morna todas as manhãs e noites. Assim você terá pelos limpos para o dia inteiro e garante que você não está os impregnando com muitos óleos, mantendo a umidade natural da pele.

É importante secar completamente a barba antes de aplicar o balm para que o cabelo e a pele possam absorvê-lo adequadamente.

Não use shampoo de cabelo na barba porque seu rosto é diferente do couro cabeludo da sua cabeça e a química dos produtos podem prejudicar sua pele.

  1. Esfregue uma pequena quantidade de balm em suas mãos.

Não exagere arriscando desperdiçar o produto. Comece aplicando poucas quantidades na mão e vá adicionando mais à medida que modela sua barba.

Passe uma pequena quantidade nas suas mãos e esfregue bem, de forma que o balm modelador se espalhe na palma das mãos.

Não esfregue entre os dedos, isso dificulta para lavar suas mãos depois.

  1. Passe o balm em sua barba.

Passe as mãos em sua barba de cima para baixo, abaixando os fios rebeldes da sua barba. Lembre que se a sua barba não estiver seca, então o balm modelador do Barba Brasil não será capaz de modelar e só vai hidratar.

Além disso, vale lembrar que este produto tem um acabamento fosco, então, se a sua barba é longa você vai precisar usar um óleo de barba para deixar seus pelos brilhantes.

  1. Finalize o acabamento com um pente ou escova de barba.

Você pode usar uma escova ou um pente de barba para finalizar sua barba, alinhando os pelos e ajudando a ordenar ainda mais a orientação de cada fio.

O que achou deste artigo?

Não se esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que vive reclamando de coceira e barba espetada.

Referências: https://beardoholic.com/how-to-use-beard-balm/


O que é balm de barba e como usar
Avalie este artigo