Esse post é para você que tem falha na barba e quer saber tudo sobre como corrigir essas falhas. Vamos abordar a maioria das dificuldades no crescimento de sua barba. Esse artigo não tem como finalidade vender nenhum produto ou serviço e sim levar o conhecimento a todos, que cada um tome a decisão sobre qual caminho é melhor para o seu caso.

Primeiramente queremos informar que NÃO EXISTE um tratamento que serve para todo mundo e que empresas que vendem essa ilusão não merecem sua confiança e muito menos seu dinheiro. Existem vários fatores que levam a falhas na barba, as principais causas são genética, alimentação e doenças dermatológicas.

Procure um dermatologista

dermatologista barba

O primeiro passo que indicamos a todos que tem falhas na barba é procurar um dermatologista.

Vamos apresentar alguns tratamentos que são indicados pelos especialistas e dicas sobre como avaliar se seu caso encaixa em algum desses casos.Um profissional vai avaliar a causa dessas falhas e te indicar o tratamento correto. O valor da consulta varia de 80 a 400 reais, te garantimos que com certeza é muito melhor que se auto medicar com promessas que você vê na televisão ou na internet.

Existem vários casos, desde os que requerem simples tratamentos até chegar ao implante de barba. O que você pode gastar com um frasco de um tratamento pode ser suficiente para uma consulta e vai te poupar de usar medicamentos que podem não ser para o seu caso…

Minoxidil

Esse é o tratamento de maior sucesso para quem possui falhas na barba. O minoxidil é indicado para quem tem falhas na barba ou até mesmo quase não tem barba. Basicamente, ele trabalha onde existe pelo, no lugar que tem folículo, se você tem aqueles pelos fininhos que não desenvolvem provavelmente o Minoxidil será indicado e você conseguirá desenvolver uma barba cheia e com os fios grossos.

Em muitos casos os pelos são tão pequenos que você nem percebe que tem, aí é onde o minoxidil trabalha e faz com que seus pelos desenvolvam e engrossem fazendo com que sua barba fique bem cheia. O detalhe é que esse medicamento não cura, então se você usar e alcançar o seu objetivo e depois parar de usar por algum tempo provavelmente você terá que usar novamente.

Qual Minoxidil devo usar? o que preciso saber sobre eles?

rogaine espuma liquido para falhas na barba
ROGAINE 5%- Esse é mais famoso e mais caro, existe em líquido e o mais novo em espuma que promete melhores resultados pela espuma conseguir penetrar mais facilmente nos folículos. O valor no Brasil gira em torno de 100 a 150 reais para ambas as versões, valores para um mês de tratamento. Produto industrializado importado.

kirkland espuma liquido para falhas na barba
KIRKLAND 5 %- Esse é o genérico do Rogaine com valor mais acessível e resultados que prometem ser o mesmo do Rogaine com a mesma fórmula e mesmas opções em líquido e espuma, os valores aqui variam de 80 a 120 reais para tratamentos de um mês, nesse caso você consegue economizar muito comprando 3 meses ou até 6 meses de tratamento. Produto industrializado importado.


minoxidil manipulados

 

Minoxidil Manipulado 5% até 15% – Esse com certeza vai ser o mais barato e até o mais fácil de comprar (valores em torno de 30 reais), farmácias de manipulação por todo o Brasil fazem essa manipulação com supostas doses maiores de ate 15% de minoxidil, o que faz crer que o medicamento vai ser mais eficaz, porém na prática não é bem isso que acontece. Existem muitos bons resultados com o medicamento manipulado, porém também existem até efeitos reversos e a pessoa chega a perder o pouco de fios que já tinha, isso ocorre por algum método na hora da manipulação ou até mesmo aplicação e loção ou cremes e a mistura com outras substâncias não terem o efeito desejado. Veja bem, não estamos falando que todos os medicamentos manipulados são ruins ou bons. Somente que nesses casos você não tem a certeza de um medicamento industrializado que tem um padrão. Se optar por essa modalidade procure referências de pessoas que já usaram.

Finasterida

Essa substância é usada em baixas doses para tratamento de calvície e altas doses para tratamento do câncer de próstata. No caso da barba e do cabelo, a finasterida consegue reduzir os níveis de DHT, hormônio responsável pela miniaturização dos folículos pilosos – ou seja, o que pode causar a perda de fios. Logo, diminuindo-se os níveis da produção deste hormônio evita-se o enfraquecimento dos folículos e, por consequência, a perda dos fios. Lembrando que só um profissional pode te receitar na quantidade correta e se esse é o tratamento certo para você. Contra indicações – Mulheres, esse medicamento é indicado somente para homens. Reações adversas. Essa substância tem fama de causar impotência sexual e foram realizados estudos e obtiveram os seguintes resultados.

 945 homens – finasterida934 homens – placebo
diminuição da libido1,8 %1,3 %
diminuição da função erétil1,3 %0,7 %

O que leva a conclusão que na comparação dos resultados não existe uma diferença significativa. Sendo essa fama não verdadeira, o que existe é uma maior taxa de ejaculação anormal.

Alopecia na barba

alopecia na barba

Uma doença comum, porém pouco falada. Essa doença também é popularmente conhecida como “pelada”. Ela causa perda de pelos na barba, cabeça e em outros lugares, causando uma perca que parece uma bola, criando um buraco na região onde tem pelo. Para essa doença não existe uma cura 100%, o que você pode fazer é usar o Minoxidil nessa área para corrigir essas falhas.

Com o uso os pelos voltam a crescer e com o tempo voltam a cair e você deverá usar o minoxidil novamente. Não existe um tratamento definitivo. As maiores causas dessa doença estão relacionada a fatores emocionais, quando começar aparecer esses sintomas você deve procurar um médico dermatologista imediatamente. Existem diversos tratamentos usados, Finasterida e Minoxidil são muito utilizados para o aumentar a quantidade de pelos e cabelo na região. Pomadas – Existem cremes, espumas e até pomadas para alopecia contendo corticosteroides. Remédios – Quem apresenta a doença devido fatores emocionais, podem apresentar uma melhora significativa utilizando anti depressivos. Oximetasona – É uma das substâncias usadas para tratamento dessa doença. Se esse for o seu caso, provavelmente o seu médico irá combinar esse medicamento com outro medicamento. Outros – Propionato de Clobetazol, pomada Loprox, injeção de cortisona, antralina e dibutilester do ácido esquárico.

Implante de Barba

implante de barba

Esse procedimento tem a garantia que você terá a barba que sempre quis. Olhando por esse lado, o preço passa a não ser tão caro assim, pois além da garantia você não precisará usar produtos sempre que aparecer as falhas. O procedimento dura entre duas a seis horas, é aplicada anestesia local e você receberá um atestado de até uma semana para aliviar o inchaço e vermelhidão. Após duas semanas os pelos caem, porém eles vão nascer novamente em até três meses pois as raízes estão lá para crescer novos fios. Você terá que sacrificar um pouco dos seus cabelos, normalmente será retirado da parte de trás do seu cabelo, pois esse pelo se assemelha mais com os fios da barba. Em alguns casos poderão ser retirados do peito. O implante pode ser feito para tampar falhas e até cicatrizes, o que é uma boa noticia para quem tem uma cicatriz na região da barba, assim além de ter a barba desejada você esconde a cicatriz. Uma vez transplantados, os pelos da barba são permanentes e normalmente crescem com textura semelhante e outras características. Além disso, eles podem ser raspados, cortados e voltarão a crescer normalmente.

Produtos para Barba

Muitos produtos específicos para barba tem função de estimular o crescimento dos fios. Eles não possuem efeito para fazer nascer pelo aonde não tem, eles também não fazem os fios engrossarem como no caso do minoxidil, basicamente esses produtos tem um poder de aceleração do crescimento, para você que já tem a barba e precisa cuidar bem para que ela cresça mais rápido. Esses produtos podem a te ajudar a alcançar o potencial máximo da sua barba.